segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sejamos "teimosos"


Marcadas pelo tempo, são as ações infantis, forçadas por algo teimoso nomeado por curiosidade, esta é uma bela mola que vai sendo relaxada por nós, sociedade, por puro egoísmo, por puro ímpeto do poder, por pura justificativa “carinhosa” de ser criança. Mas não será o agora o momento de sempre? Viver para as crianças é o sempre, sempre é hora de subir a escada, o muro, a árvore, sempre é hora de fuçar a areia, como cachorro, de observar o atos e palavras que circulam, sempre é hora de viver para surpreender os bobos adultos, que dizem: - Mas é inteligente, como aprendeu??? “meninas são tão mulheres, seus truques e tentações”. A vida está recheada de vida, e de tudo do que NÓS queremos que elas aprendam, e de tudo que ELAS querem viver, e nem de um, nem de outro querer, permitimos, na íntegra, que as crianças peguem, cheirem, ..., usem como quiserem.

Pode pensar! (onde andam os limites então?). Eu respondo sem pensar (rs): - Neles! O limite está neles!



Não gosto da palavra APRENDER, quem aprende, aprende algo ensinado, tenho preferência pela palavra VIDA(VER), e entendo que ela é particular demais, apesar dos demais que a cercam, a vida é feita através da natureza, do corpo, do cérebro que é particular, de como os neurônios vão se alongando...Concordo bem com Nietzsche (desculpa Viriato, mas tive que citar :/ , apesar de saber que você não tem problemas com isso, a ciência me ENSINOU a ponderar, rs) “Deus morreu! É a vez do homem, melhor, do super-homem!”

Obs das mais relevantes, porém a cada dia diminuída, como a fonte desta: sou relaxadora de molas também...fazer o que? Deixar-se e deixar VIVER!


Laís Câmara

Um comentário:

  1. Lai, a-do-rei! Faz um tempo que venho anotando temas que quero escrever no blog para 2012, já que dei uma parada para mim em 2011, e um desses temas é sobre ser mãe de criança e que devemos ver que criança ´criança e não um adulto comprimido num corpo infantil. Isso não impede deles trazerem com eles suas características particulares e que nos surpreendem. Surpreendem o lado bobo do adulto que acha que sabe tudo. Surpreendem porque a gente acha que de tudo que sabemos, nada poderia nos surpreender, afinal, somos lógicos e racionais demais e a tal ponto que nem nos permitimos ver que sempre tem algo novo. Só mesmo uma criança pode ter esse gás. Nem que seja a criança que há dentro de nós e precisa de espaço, também, para que paremos de nos surpreender e vivamos o cada dia com a surpresa de acordar e dormir, apenas, o resto, tudo será possível.

    Foi através de um menino de 10 anos que conheci - chamado Pedro, tb - que me policio diante dos pequenos. Ele falava como um adulto, e todos ficavam espantados. Um dia, ele se incomodou, virou para a mãe, na frente de todos nós, adultos imbecis e disse, simplesmente: "não entendo porquê todo mundo se espanta com o que falo e coloco aqui, não estamos aqui para aprendermos juntos? Trocar experiências? Por que só quando eu falo todo mundo aplaude, sorri e se empolga?..." E ele estava certo. Por quê? Porque todo adulto é estúpido demais para aceitar o simples, o simplesmente assim.

    Amei seu texto; suas palavras e sua idéia. Afinal, somos nós: humanos, que precisamos entender isso: a vida é viver e viver, só no presente.

    Beijos, de sua fã!

    ResponderExcluir