segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Florbela Espanca

Poetisa de vida testada, era filha de mãe que não podia ter filhos, e por consequência o pai escolheu outra mulher para fazê-los. Aos sete anos vez seu primeiro poema, A Vida e a Morte, onde desde cedo traz preferências por temas escusos e melancólicos. Casou-se cedo, aos 19 anos, sendo trocada por sua empregada, e tendo sempre um comportamento complacente diante dos fatos, gerando novo casório da empregada com o marido. Sofreu aborto involuntário, e com o passar dos tempos apresenta sintomas de neurose. Casa-se novamente e, após o segundo aborto, separa-se novamente, fazendo com que a família deixe de falar com ela, e deixando-a muito abalada. Casa-se pela terceira vez, perde um irmão em um acidente gravíssimo, deixando a poetisa bastante abalada, agrava-se a neurose, tenta suicídio, e é diagnosticado um edema pulmonar. Às duas horas do dia 8 de dezembro – no dia do seu aniversário Florbela D’Alma da Conceição Espanca suicida-se em Matosinhos, ingerindo dois frascos de Veronal. Algumas décadas depois seus restos mortais são transportados para Vila Viçosa, “… a terra alentejana a que entranhadamente quero”.

Pra quem tem "gôsto"(ahhhh minha preferência pelo antigo português) por poesia viva...gosto e indico Florbela!

Bibliografia

A lista que se segue indica, em ordem cronológica, as obras escritas por Florbela, na sua primeira edição, bem como as cartas da poetisa vindas a público. Posteriormente, ao longo dos anos, as suas obras foram reeditadas sob diversas perspectivas, ora reunindo toda a sua obra poética, ora reunindo apenas os sonetos, ora incluindo apenas os diversos contos que escreveu. 

Livro de Mágoas, 1ª edição, s. l., Edição da Autora, 1919 
Livro de Soror Saudade, 1ª edição, Lisboa, Edição da Autora, 1923 
Charneca em Flor: sonetos de Florbela Espanca (edição póstuma), 1ª edição, Coimbra, Livraria Gonçalves, 1931 
Juvenília: versos inéditos de Florbela Espanca, precedidos dum estudo crítico de Guido Battelli, 1ª edição, Coimbra, Livraria Gonçalves, 1931 
Cartas de Florbela Espanca a Dona Júlia Alves e a Guido Battelli, 1ª edição, Coimbra, Livraria Gonçalves, 1931 
As Máscaras do Destino, contos, 1ª edição, Porto, Editora Maranus, 1931 
Cartas de Florbela Espanca (e evocação lírica de Florbela Espanca por Azinhal Abelho e José Emídio Amaro), 1ª edição, Lisboa, Edição dos Autores, s.d. 
Diário do Último Ano (seguido de um poema sem título), 1ª edição (edição fac-similada), Amadora, Bertrand Editora, 1981 
O Dominó Preto, contos, 1ª edição, Amadora, Bertrand Editora, 1982 

Nenhum comentário:

Postar um comentário